segunda-feira, 31 de julho de 2017

Sobre a saída de Neymar do Barcelona

Neymar é um dos grandes jogadores do futebol moderno, e joga em uma das maiores potências do futebol mundial, apontado por muitos admiradores e profissionais do esporte como o time do século XXI. No período, o Barcelona acumula três mundiais, quatro Uefa Champions League, três Supercopas da Uefa, oito Campeonatos Espanhóis, quatro Copas do Rei e mais sete Supercopas nacionais. Desses títulos nove tiveram a contribuição do craque brasileiro, ou seja, Neymar em quatro anos ganhou tudo que poderia ganhar, no campo da coletividade, jogando pelo time catalão. Seus números como jogador do Barcelona são expressivos, no início de 2017 o jogador já se encontrava entre os 20 maiores artilheiros de toda a história blaugrana, e já superou a lenda Ronaldinho Gaúcho em número de gols pela equipe catalã. 

Muito se fala sobre sua possível transferência para o PSG da França, algo que pegou alguns torcedores e apreciadores do esporte de surpresa pois, parecia que ele estava se sentido confortável e feliz na Espanha, jogando bem ao lado de Messi, Luis Suarez, Iniesta e etc. Contudo, as últimas semanas apresentaram fatos que apontam para a saída do jogador rumo ao time francês. De acordo com informações da ESPN o Paris Saint-Germain estaria disposto a pagar a cláusula de rescisão de 222 milhões de euros  (R$ 810 milhões) do vínculo do brasileiro com o Barcelona, e já acertaram contrato de quatro anos, onde Neymar vai ganhar impressionantes 30 milhões de euros por temporada. 
Neymar jogando pelo Barcelona em jogo válido pela UCL (2016/2017)
Se essa transferência se concretizar, Neymar vai ser candidato a protagonista e líder técnico de um time recheado de bons jogadores, algo que  possivelmente não ocorreria se ele continuasse na Espanha, pelo menos enquanto Messi estivesse por lá. Os bastidores da transferência apontam que o jogador tem o objetivo de ser o melhor jogador do mundo, e jogando ao lado de Messi isso se tornaria difícil pois, os holofotes sempre ou quase sempre apontam para o argentino. 

O craque brasileiro parece querer alçar vôos mais altos na carreira, buscar novos horizontes e liderar o time francês em busca do inédito título da UCL, um desafio ousado e que vai exigir muita competência dos envolvidos. Sua saída representa também um maior equilíbrio para o futebol mundial, os grandes jogadores estariam divididos em um maior número de clubes, e jogando em diferentes campeonatos. O jogador que outrora parecia acomodado com a condição de eterno coadjuvante em um time estrelado, mostra ambição e vontade de escrever capítulos desafiadores em sua vitoriosa carreira como jogador de futebol, resta saber se tudo vai ser como se espera. 

Nas redes sociais, muitos torcedores descontentes com a saída do jogador, alguns sem entender ou querer entender suas motivações o chamam erroneamente de mercenário, um exagero pois, nada mais normal que um trabalhador em sua profissão buscar um melhor salário e melhores condições de desenvolver seu trabalho, e é isso que o Neymar parece estar buscando. Não se pode criticar alguém por buscar um objetivo maior em sua trajetória, e no caso do craque brasileiro ele sempre honrou a camisa do Barcelona. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário